quarta-feira, 1 de julho de 2020

CONFIRMADO: Chupa Cu de Goianinha não existe


O mundo recebe esta notícia com tristeza. Chupa cus não existem, era tudo mentira (mas o medo que sentimos foi real).

A lenda surgiu na internet por causa da foto acima. Supostamente, essa criatura estava matando cabras, bois e vacas nos pastos da cidade de Goianinha. Diferente de tudo o que já se viu, ele tinha uma forma humanoide e usava sua boca sugadora para chupar entranhas. Era roliço e branco como uma lombriga,  a qual era, possivelmente, uma parente na escala evolutiva. O chupa cu é o que acontece quando suas lombrigas ganham pernas e crescem fora de controle (será que esse é o estágio adulto avançado das lombrigas?).

Imagine o susto dos fazendeiros se vissem o corpo de suas cabras e vacas mortos pelo Chupa cu. Isso faz dessa criatura, na minha opinião, o maior vilão da cultura popular brasileira e mundial. Melhor que o curupira, o lobisomem e o pé grande. Eis uma lenda incrível e genuinamente nacional. A forma cruel como ele fazia suas vítimas gela o coração de qualquer homem (ou não). Pense como deve ser horrível morrer com o cu chupado (ou não).

O que você faria se acordasse no meio da noite, numa casa de sítio de madeira, cheia de frestas e portas sem trancas, ouvindo barulhos do lado de fora e seus cachorros latindo?

É. Mas Chupa cus não existem. Não é viável para a natureza criar um animal de hábitos parasitários maior que seu hospedeiro. A energia necessária para manter seu corpo seria muito maior do que a utilizada para caça. Por isso que em geral, parasitas são pequenos, mas numerosos, preferindo se alojar em animais maiores. Provada a não existência do Chupa cu. Será mesmo?

Então... esse argumento é válido, entretanto, imperfeito. Só porque nunca vimos parasitas gigantes, não significa que a natureza não tenha aberto uma exceção na regra, da mesma forma como criou um mamífero que bota ovo. Então ficamos na mesma, Chupa cus podem existir, apesar da lógica pender para o outro lado. Será que, por conta dessa mesma dificuldade biológica é que os Chupa cus são tão raros? E será essa forma de vida está levando-os à extinção? Não sei. Vou mudar o título desse artigo para Confirmado: Chupa Cus certamente não existem.

Mas porque essa é uma notícia triste? Tá certo que por um lado é bom que criaturas que suguem seu órgão anal não existam, mas quero chegar num ponto: essa lenda serve para provar que o mundo tem se tornado um lugar chato e previsível. "Todo mundo explica tudo, como a luz acende, como um avião pode voar", disse Raul. Todos viram tudo o que tinha para ser visto, e não há mais nada o que descobrir. O mundo perdeu grande parte de seu encanto. O desconhecido dos mares antes de 1500 e o abismo do mundo não existem mais. Florestas escuras não são mais o lar de anões e trolls. As árvores não tem ouvidos, nem se comunicam pelo vento. Os deuses não existem, e Anúbis não vai te guiar para a vida eterna.

O planeta deixou de instigar a imaginação humana? Será que precisamos procurar o mistério em outros lugares além da Terra? Acho que a humanidade perdeu muito superando sua fase criança quando deixou de inventar histórias. Precisamos de mistérios, continuar contando histórias, para o bem de nossa curiosidade e imaginação. Amamos e precisamos imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário